D11 | ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. | reconhecer que,
entre dois números inteiros, existem infinitos números racionais ou
fracionários ou ainda decimais que
podem ser localizados na reta numérica. |
D16 | estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. | associar o número racional apresentado na forma fracionária com o seu correspondente na forma decimal ou vice-versa. |
D17 | resolver situação- problema utilizando porcentagem. | resolver
problemas que envolvam situações de juros simples, lucros, comparação de quantidades, compra e venda ou equivalência entre uma fração ordinária simples e uma porcentagem. |
D18 | resolver
situação problema envolvendo a variação proporcional entre grandezas
direta ou inversamente proporcionais. |
resolver problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou grandezas inversamente proporcionais utilizando vários tipos de estratégias, incluindo a regra de três. |
D19 | resolver problema envolvendo juros simples. | resolver
problemas que envolvam o cálculo de juros com o tempo dado em anos, meses ou dias. |
D22 | Identificar a localização de números reais na reta numérica. | compreender que cada número real corresponde a um ponto na reta numérica e que cada ponto na reta numérica corresponde a um número real. |
D23 | resolver situação- problema com números reais envolvendo suas operações. | resolver problemas contextualizados, envolvendo uma ou várias operações com números reais, observando, combinando, comparando e distinguindo as regras de cada uma dessas operações. |
D28 | reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função polinomial de 1º grau. | ler e interpretar a função do 1º grau e saber representá-la algébrica e graficamente. |
D29 | resolver situação- problema envolvendo função polinomial do 1° grau. | Perceber
regularidades, estabelecer relações, produzir generalizações, reconhecer e
utilizar a linguagem algébrica e/ ou gráfica da função do 1º grau. |
D30 | reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função polinomial de 2º grau. | ler e interpretar a função do 2º grau e saber representá-la algébrica e graficamente. |
D31 | resolver situação- problema envolvendo função quadrática. | Perceber
regularidades, estabelecer relações, produzir generalizações, reconhecer e
utilizar a linguagem algébrica e/ ou gráfica da função do 2º grau. |
D32 | resolver situação- problema que envolva os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau. | reconhecer
quando se trata de ponto máximo ou ponto mínimo de uma função cuja expressão algébrica é um polinômio do 2º grau. |
D33 | reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função exponencial. | reconhecer a expressão algébrica de uma função exponencial dado o seu gráfico, bem como, dada a sua expressão algébrica, reconhecer o seu gráfico. |
D34 | resolver situação- problema envolvendo função exponencial. | Manipular de forma algébrica e/ou numérica a expressão de uma função exponencial. |
D35 | reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função logarítmica. | reconhecer a expressão algébrica de uma função logarítmica dado o seu gráfico, bem como, dada a sua expressão algébrica, reconhecer o seu gráfico. |
D37 | resolver
situação- problema envolvendo inequações do 1º ou 2º graus. |
reconhecer,
numa situação-problema quando se trata de inequação do 1º grau ou do 2º grau e obter o conjunto solução dessa inequação. |
D39 | resolver
situação- problema envolvendo propriedades de uma progressão aritmética ou geométrica (termo geral ou soma). |
Identificar as sequências como progressão aritmética (P.a.) e progressão geométrica (P.G.) e resolver problemas envolvendo essas sequências. |
D44 | analisar
crescimento/ decrescimento e/ ou zeros de funções reais apresentadas em gráficos. |
analisar
o gráfico de funções, como identificar os intervalos onde a função é crescente, decrescente ou constante, bem como determinar os zeros das funções. |
D49 | resolver problemas envolvendo semelhança de figuras planas. | reconhecer
figuras geométricas planas semelhantes, aplicando a razão
de proporcionalidade para resolver uma situação-problema. |
D53 | resolver
situação- problema envolvendo as razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). |
Identificar
a razão trigonométrica adequada – seno, cosseno ou tangente – para a solução de um problema. |
D57 | Identificar a localização de pontos no plano cartesiano | Identificar
a localização de um ponto em um plano cartesiano. ele deve reconhecer um ponto do sistema de coordenadas cartesianas como um par ordenado (x,y) ou vice- versa. |
D65 | calcular
o perímetro de figuras planas, numa situação-problema. |
calcular
o perímetro de figuras planas como polígonos regulares, polígonos irregulares, círculos e figuras compostas por duas ou mais dessas figuras planas. |
D67 | resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. | calcular
a área de figuras planas como polígonos regulares, polígonos irregulares, circunferências e figuras compostas
por duas ou mais dessas figuras planas. |
D75 | resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas ou gráficos. | analisar tabelas ou gráficos e apresentar a(s) devida(s) solução(ões) a partir das informações extraídas destes. |
D76 | associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas aos gráficos que as representam e vice- versa. | Interpretação e ao reconhecimento das informações expressas em tabelas e gráficos correspondentes. |
domingo, 14 de fevereiro de 2016
MATRIZ DE REFERÊNCIA DO SPAECE - DESCRITORES DE MATEMÁTICA - 1º SÉRIE - EM.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal ó
ResponderExcluir