domingo, 14 de fevereiro de 2016

MATRIZ DE REFERÊNCIA DO SPAECE - DESCRITORES DE MATEMÁTICA - 1º SÉRIE - EM.


D11 ordenar ou identificar a localização  de números racionais na reta numérica. reconhecer que, entre dois números inteiros, existem infinitos números racionais ou fracionários ou ainda decimais que  podem
ser  localizados na reta numérica.
D16 estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. associar o número racional apresentado na forma fracionária com o seu correspondente na forma decimal ou vice-versa.
D17 resolver situação- problema utilizando porcentagem. resolver problemas
que envolvam situações de juros simples,
lucros, comparação de quantidades, compra e venda ou  equivalência entre uma fração ordinária simples e uma porcentagem.
D18 resolver situação problema envolvendo a variação proporcional entre grandezas direta
ou inversamente proporcionais.
resolver problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou grandezas inversamente proporcionais utilizando vários tipos de estratégias, incluindo a regra  de três.
D19 resolver problema envolvendo juros simples. resolver problemas que envolvam o cálculo de juros com o tempo  dado em
anos,  meses ou dias.
D22 Identificar a localização  de números reais na reta numérica. compreender que cada número real corresponde a um ponto na reta numérica e que cada ponto na reta numérica  corresponde a um número real.
D23 resolver situação- problema  com números reais envolvendo suas operações. resolver problemas contextualizados, envolvendo uma ou várias operações com números reais, observando, combinando, comparando e distinguindo  as regras de cada uma dessas operações.
D28 reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função polinomial de 1º grau. ler e interpretar a função do 1º grau e saber representá-la algébrica e graficamente.
D29 resolver situação- problema envolvendo função polinomial do 1° grau. Perceber regularidades, estabelecer relações, produzir generalizações, reconhecer e utilizar a linguagem algébrica e/
ou gráfica da função do 1º
grau.
D30 reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função polinomial de 2º grau. ler e interpretar a função do 2º grau e saber representá-la algébrica e graficamente.
D31 resolver situação- problema envolvendo função quadrática. Perceber regularidades, estabelecer relações, produzir generalizações, reconhecer e utilizar a linguagem algébrica e/
ou gráfica da função do 2º
grau.
D32 resolver situação- problema  que envolva os pontos  de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau. reconhecer quando se trata de ponto máximo
ou ponto mínimo de uma função cuja expressão algébrica é um polinômio do 2º grau.
D33 reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função exponencial. reconhecer a expressão algébrica de uma função exponencial dado o seu gráfico, bem como, dada a sua expressão algébrica, reconhecer o seu gráfico.
D34 resolver situação- problema envolvendo função exponencial. Manipular  de forma algébrica e/ou numérica a expressão de uma função exponencial.
D35 reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função logarítmica. reconhecer a expressão algébrica de uma função logarítmica dado o seu gráfico, bem como, dada a sua expressão algébrica, reconhecer o seu gráfico.
D37 resolver situação- problema envolvendo
inequações do 1º ou
2º graus.
reconhecer, numa
situação-problema quando se trata de inequação do 1º grau ou do 2º grau e obter
o conjunto  solução dessa inequação.
D39 resolver situação- problema envolvendo propriedades de
uma progressão aritmética ou geométrica (termo  geral ou soma).
Identificar as sequências como progressão aritmética (P.a.) e progressão geométrica (P.G.) e resolver problemas envolvendo essas sequências.
D44 analisar crescimento/ decrescimento e/
ou zeros de funções reais apresentadas em gráficos.
analisar o gráfico de funções, como identificar
os intervalos  onde a função é crescente, decrescente
ou constante, bem
como determinar os zeros das funções.
D49 resolver problemas envolvendo semelhança de figuras  planas. reconhecer figuras geométricas planas semelhantes, aplicando  a razão  de proporcionalidade para resolver uma
situação-problema.
D53 resolver situação- problema envolvendo
as  razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente).
Identificar a razão trigonométrica adequada – seno, cosseno ou tangente
– para a solução de um problema.
D57 Identificar a localização de pontos  no plano cartesiano Identificar a localização de um ponto em um
plano  cartesiano. ele deve reconhecer um ponto do sistema de coordenadas cartesianas como um par ordenado (x,y) ou vice- versa.
D65 calcular o
perímetro de figuras  planas, numa situação-problema.
calcular o perímetro
de figuras  planas como polígonos regulares, polígonos irregulares, círculos e figuras compostas  por duas
ou mais  dessas figuras  planas.
D67 resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. calcular a área  de figuras  planas como polígonos  regulares, polígonos  irregulares, circunferências e figuras  compostas  por duas  ou mais  dessas
figuras  planas.
D75 resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas ou gráficos. analisar tabelas ou gráficos  e apresentar a(s) devida(s) solução(ões) a partir das informações extraídas destes.
D76 associar informações apresentadas em listas  e/ou tabelas aos gráficos  que as representam e vice- versa. Interpretação e ao reconhecimento das informações expressas em tabelas e gráficos correspondentes.

Um comentário:

Dicas de Física - Enem 2018